Aproveitar as possibilidades oferecidas pelos ambientes digitais, videoconferência

Cursos online abertos e massivos e outros meios inovadores para continuar ampliando a oferta formativa e, assim, fortalecer a acessibilidade aos estudos universitários”. Por fim, em seu relatório final do Grupo de Trabalho sobre Política de Financiamento Universitário, Tremblay e Roy apontam que a educação a distância tem “potencial internacional, particularmente dentro da Francofonia”, que é, às vezes, “enorme e francamente subutilizada”.

O acesso à Internet em todas as regiões de Quebec poderia contribuir notavelmente para a realização do potencial da educação a distância, como reivindicado pela CLIFAD, a Conferência Regional de funcionários eleitos da Costa Norte e a Table de concertation des forums jeunesse Regions of Quebec. Na sua opinião, “a educação a distância pode tornar-se um caminho de futuro no desenvolvimento de programas de formação acessíveis e diversificados” e “o acesso à Internet de alta velocidade é agora um serviço essencial, mesmo mínimo”.

Por isso, pede ao governo “[a] agir para completar as infraestruturas de comunicação em todo o Litoral Norte, a fim de promover a educação a distância e torná-la acessível às comunidades ainda não atendidas”. A Table de concertation des forums jeunesse régionale du Québec aponta, por sua vez, a existência de “barreiras técnicas que impedem a expansão das soluções 2.0”.

É a favor da utilização da educação a distância, que parece promissora para o futuro na medida em que permite “[oferecer] pontos de acesso à educação a distância de qualidade”, dado que “os jovens que querem permanecer na sua comunidade, assumir a empresa familiar, por exemplo, deve ter acesso a formação avançada para poder desenvolver todo o seu potencial e beneficiar a sua comunidade”. Faculdade de agronomia onde fazer